segunda-feira, 29 de junho de 2009

ANIME FRIENDS 2009

Minna-san, fiquei um tempo afastado do blog mas foi por bons motivos... hehe, vou recupera o tempo perdido tomando vergonha na cara e postando regularmente, de ínicio vou fala do Calendário de eventos da cultura japonesa em geral, ainda que alguns eventos já tenham passado, ainda há festividades até o fim do ano para aqueles que gostam de se programar antecipadamente.



ANIME FRIENDS 2009

Não poderia começar com outro evento se não a Anime Friends, considerado o mais esperado e maior evento de fánaticos por Animes, Mangás, Cosplay e J-Música em geral. Realizado anualmente no mês de julho, o evento comporta grandes atividades desde concursos de cosplay, desenho e roteiro, passando por estandes da Comix Book Shop e outras, até shows de Bandas Japonesas, ou seja, um festival de grandes proporções onde o número de visitantes beira ao absurdo, esse ano o evento se realizará nos dias 10, 11, 12 e 16, 17, 18 e 19 de julho, e promete superar os anos anteriores, e os fãs não esperam menos que isso. Para mais informações do evento, local e ingressos, o link do site oficial está embaixo:



sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Selo Imperial

Toda a manifestação de poder e nobreza sempre é representada por um determinado símbolo ou brasão, podemos citar como exemplo a era medieval européia, em que lordes, cavaleiros, reis e famílias distintas possuíam um estandarte que seus arautos levavam consigo para representá-los e se distinguirem. Nessa postagem vou falar um pouco sobre o símbolo do Império Japonês e seu significado perante seu povo.
Em minha última postagem falei um pouco sobre o surgimento mitológico do Imperador, como ele era visto pelo seu povo e seu poder, resumindo, ele era um símbolo divino e suas ordem eram interpretadas como se fossem ditas pelos próprios deuses xintoístas. Por tal importância, a casa imperial adotou um selo que os representasse em todo o território e que tivesse um significado para todos, assim uma flor foi escolhida, o crisântemo amarelo.
Essa flor foi introduzido no Japão pelos Budistas, e em pouco tempo ela se tornou o símbolo do país comparado-a com o sol nascente, o crisântemo como emblema da casa imperial japonesa vem datada desde o ano 1100. Começando a ser usada inicialmente por uma classe nobre que servia ao imperador, os Kuge, essa flor era estampadas em materiais, objetos e meios de transportes que estava ligado ao imperador, mas foi no período do shogunato de Tokugawa que realmente o crisântemo foi fixado a casa imperial japonesa. O brasão é composto de 16 pétalas dianteiras e outras 16 traseiras parcialmente coberta, cores predominantemente amarelo com algumas versões laranjas, e linhas geralmente pretas mas havendo também casos de serem vermelhas. No período Meiji esse selo foi designado apenas para o Imperador, assim seu trono era conhecido como "O Trono do Crisântemo" (菊花紋章), outros membros nobres passaram então a usar variações do mesmo, podendo possuir menores números de pétalas ou tons de cores diferentes, santuários xintoístas também usavam uma versão do crisântemo imperial. A bandeira Japonesa é apenas uma associação ao sol, mas a esfera vermelha está relacionada a flor despojada de suas pétalas, ou seja, o coração do crisântemo.

O crisântemo possui vários significados e adjetivos que os levaram a ser o selo imperial, segundo crenças orientais ela afasta o mau agouro e é considerada a flor da longevidade, reza a lenda que se uma única pétala for colocada no fundo de uma bebida traz vida longa e saudável a quem bebe-la e também os japoneses tomam saquê feito da flor. Segundo a filosofia do Sumi-ê (estilo de pintura japonesa), o crisântemo que antecipa o inverno e desafia o frio do outono, remete a perseverança, lealdade e modéstia, a flor figura a busca do aprendizado que o ser humano deve fazer para crescer espiritualmente, ligado artísticamente com a visão abrangente da vida, a flor também representa a vida familiar pelo seu formato em círculo.